quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A inveja é uma merda


Só faltava essa.Esse desgraçado, safado, trambiqueiro quebrou o Brasil e ainda tem o desplante de criticar o melhor presidente do Brasil dos últimos 100 anos.Vai à merda, FHC. Vai criar teu filho adulterino, vai lamber os ovos de Bush, vai fazer uma visita à Fujimori.Não sei o porquê de esse pilantra ter tanto espaço neste PIG de merda.

Tales Faria, iG Brasília

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (de 1994 a 2002) respondeu a um pequeno questionário do iG, por email, sobre o fato de 2010 ser a primeira eleição sem Luiz Inácio Lula da Silva como candidato.


iG - O senhor acha que a não-candidatura de Lula à Presidência terá algum peso no imaginário popular?

Fernando Henrique - Certamente a não-candidatura de Lula afeta o imaginário popular, pois será a primeira vez, desde 1989, que ele não será candidato. Nenhum dos potenciais candidatos poderá se apresentar, como Lula, como "igual ao povão".

iG - Terá algum significado eleitoral? Sociológico?

Fernando Henrique - Quanto ao significado eleitoral desse fato, depende do desempenho dos candidatos. Qual deles, sem a trajetória de Lula, será capaz de abrir um caminho de esperança e de inspirar confiança? Não é preciso ter a mesma trajetória para vencer. Não nos esqueçamos que eu venci Lula duas vezes em primeiro turno e os preconceitos anti-intelectuais e anti-elite foram usados contra mim.

Sociologicamente, o jogo já foi jogado. A eleição e o desempenho de um líder sindical com as origens sociais de Lula mostram a flexibilidade da sociedade brasileira no sentido democrático e, também, a força das instituições para moldar comportamentos. O Lula-presidente se tornou um membro tradicional da elite dirigente.

AE

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso/ foto de arquivo


iG - Em 89, Fernando Henrique Cardoso votou em Lula no 2º turno?

Fernando Henrique - Sim, votei em Lula no segundo turno contra Collor, embora apreensivo com o que pudesse ocorrer com sua eleição, dada a imaturidade política do candidato e de seu partido na época.

iG - Em 94 e 98, o senhor disputou contra ele e venceu. Aí o PSDB e o PT passaram a ter projetos irremediavelmente diferentes?

Fernando Henrique - Eu não creio que os caminhos do PSDB e do PT sejam irremediavelmente divergentes. Os projetos de poder se chocam. O PT ainda mantém a visão tradicional de que o partido e seus militantes devem ocupar a máquina pública - o estado - e a partir dele mudar a sociedade na linha do modelo mais burocrático-autoritário do que na linha mais pluralista do PSDB. Mas o governo Lula seguiu, no geral, as orientações econômicas e mesmo os programas sociais de meu governo, aprofundando alguns.

iG - Quem era o Lula que disputou contra o senhor e o de agora?

Fernando Henrique - Noutros termos, Lula de 2003 em diante, ele sim, esqueceu tudo o que pregou antes e, infelizmente, não se limitou a absorver o que de bom e de novo se fez antes dele no país, mas regrediu quanto ao clientelismo e à permissibilidade diante de práticas menos transparentes na política e na administração.

6 comentários:

zcarlos disse...

Gilvan,
concordo com vc em tudo o q disse; FHC se considera ainda o príncipe... quanto mais ele fala, mais enterra o PSDB e o ZéPedágio.
Um abraço e feliz Natal

zcarlos

Enoque disse...

FHC é um MERDA!

Adão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adão disse...

Não li não vou ler nada que esse bosta disser, FHC vai lamber mó roia de defuntos, você vendeu as empresas publica, onde foi à grana,

@teens disse...

Ze Carlos, Enoque e Adão, FHC não vaale merda. Abarços.

O TERROR DO NORDESTE disse...

A verdade é que FHC é muito do invejoso.