terça-feira, 24 de novembro de 2009

Só faltava essa:Light culpa redução do IPI por apagão no Rio

Empresa diz que aumento do número de eletrodomésticos sobrecarrega sistema

R7.
O aumento da temperatura média nos últimos 20 anos, a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para aparelhos eletrodomésticos e a facilidade para se conseguir crédito - fatores que aumentaram o consumo de energia - foram as principais causas apontadas pela Light, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Rio de Janeiro, para a sobrecarga no sistema e para os problemas de fornecimento que afetaram várias partes da cidade desde a última segunda-feira (23).

Carlos Piazza, superintendente de comunicação da Light, disse que o aumento médio da temperatura no mês de novembro, que em 1989 era de 24,4ºC e passou para 28ºC, em 2009, provoca sobrecarga no sistema. Isso aumenta, segundo a empresa, as ocorrências com transformadores com defeito e causa a interrupção do fornecimento.

- Estamos trabalhando na adequação do sistema para absorver o aumento de carga dos clientes formais. Entretanto, não temos como calcular o consumo de quem faz ligações clandestinas, como acontece em muitas comunidades carentes.

Desde segunda-feira, houve aumento nos problemas com transformadores que não suportam a carga e estouraram. Bairros como São Cristóvão e Benfica, ambos na zona norte, tiveram ruas com o fornecimento interrompido por causa de defeitos em transformadores da Light. Nesta terça, outros bairros da cidade ficaram sem energia, mas, segundo Piazza, foram “problemas rotineiros”, que não têm relação com o que aconteceu na zona sul da cidade, que ficou sem fornecimento por várias horas.

Zona sul

A Light informou que a energia foi restabelecida às 14h40 desta terça em bairros da zona sul carioca. Nota enviada à imprensa nesta tarde diz que "a Light informa que trechos de ruas dos bairros do Leblon, Ipanema e Lagoa já estão com o fornecimento de energia normal". O problema persistia desde segunda.

Nesta manhã, os bairros da região tiveram o terceiro apagão em menos de 24 horas. O sistema, que foi religado às 8h50, precisou ser desligado novamente, por volta das 9h, por causa de instabilidade. Segundo o assessor, "durante os 10 minutos em que a luz voltou, o sistema apresentou muitas instabilidades e resolvemos fazer novas inspeções".

De acordo com a Light, a falta de luz em algumas ruas da Tijuca, Méier, Penha, Benfica e Ramos, na zona norte, já foi resolvida.

Nenhum comentário: