quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lula diz a catadores que prefere "muitos ganhando pouco que poucos ganhando muito

Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (29), durante visita à Feira de Catadores de Material de Reciclável (Expocatadores), que vai pedir aos prefeitos de todo o país que protejam os catadores de pessoas ambiciosas. Segundo ele, o Congresso Nacional vai aprovar a Lei dos Resíduos e, por isso, essa proteção é necessária.


"Há pessoas que até agora trabalharam na reciclagem, e não é justo que agora o empresário queira ganhar dinheiro. Prefiro muitos ganhando pouco do que poucos ganhando muito", disse o presidente.

Na exposição, Lula contou a história de dois catadores, o nordestino Severino Lima e a mineira Maria Madalena, que afirmam ter orgulho de sua profissão porque é dela que tiram o sustento de suas famílias honestamente.

"O dinheiro é consequência. A maior virtude de vocês [catadores] é que ninguém nunca me pediu para sair dessa profissão. Pedem respeito e condições para que possam trabalhar sem ter que baixar a cabeça", ressaltou Lula. Esses profissionais, disse o presidente, "estão ensinando aos pedantes e arrogantes que o ser humano não pode ser discriminado".

A Expocatadores é promovida pelo Movimento de Catadores de Materiais Recicláveis com o objetivo de divulgar, fortalecer e profissionalizar o setor. O evento termina amanhã (30).

Em São Paulo, Lula visitou também a 17ª Feira Internacional de Transporte (Fenatran), onde chegou a tirar fotos nos caminhões, usando bonés das empresas expositoras.

Os ministros Márcio Fortes, das Cidades, Carlos Lupi, do Trabalho, e Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, acompanharam o presidente Lula na visita à Fenatran e à Expocatadores.

Nenhum comentário: