quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Franklin Martins dá apoio à mídia emigrante

25/8/2009


Por Rui Martins - de Berna



O ministro Franklin Martins é jornalistaO movimento Estado do Emigrante, www.estadodoemigrante.org , comemora a aceitação pelo ministro Franklin Martins do convite para comparecer na II Conferência Brasileiros no Mundo, a fim de tratar da mídia emigrante e da televisão gratuita para os emigrantes.

A proposta em favor da presença do ministro foi enviada pelo movimento Estado dos Emigrantes ao Conselho de representantes de emigrantes e à Subsecretaria-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, no mês de junho.

No mesmo documento, o movimento Estado do Emigrante enfatiza a importância da mídia emigrante, em termos de informação sobre o Brasil e sobre as comunidades brasileiras do exterior e por permitir um vínculo constante da emigração com o noticiário e o idioma brasileiros.

É esse mesmo documento que propõe uma federalização dessa mídia. e com esse objetivo deverá ser consultada a Fenaj, no sentido de dar um apoio e auxiliar na estruturação de uma Fenaj do Exterior. Outra questão que o ministro Franklin deverá debater com os emigrantes é a gratuidade de recepção das televisões brasileiras no Exterior.Como se sabe, as tevês Record e Globo cobram pedágio e, por isso, foi pedido ao ministro Franklin Martins a gratuidade pelo menos da TV Brasil.

O Estado do Emigrante está convidando editores e proprietários de jornais e revistas, programas de rádio e tevê para emigrantes, que irão ao Rio em outubro, para um encontro extraoficial, à noite, numa sala do Othon Palace Hotel, após os trabalhos no Palácio Itamaraty, na II Conferência sobre emigrantes, dias 15 e 16 de outubro.

O movimento Estado do Emigrante apoia também o projeto da advogada emigrante Vitória Nabas, em Londres, por uma regulamentação das profissões de advogado, de despachante e por tabela de doleiro, que atuam no Exterior junto aos emigrantes brasileiros. Para isso, vai solicitar à Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, órgão do Itamaraty, para que convide um representante da OAB para que se pronuncie sobre esse projeto de OAB no Exterior. CB.

Nenhum comentário: