quarta-feira, 8 de julho de 2009

Zelaya:Micheletti é um 'gorila e deverá pagar' por traição


Presidente deposto de Honduras afirma que líder de facto representa regime que violou direitos

Reuters

SANTIAGO DO CHILE - O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, chamou nesta quarta-feira, 8, Roberto Micheletti, nomeado em seu lugar após o golpe do último dia 28, de "gorila" e assegurou que o novo chefe de Estado hondurenho deverá "pagar" por sua traição.

"A traição é um crime que não prescreve", afirmou Zelaya em declarações a um canal chileno de televisão, nas quais também reiterou que não negociará com os golpistas nas reuniões desta quinta-feira na Costa Rica.

Mesmo após confirmar que participará das reuniões, que contarão com a mediação do presidente da Costa Rica, Oscar Arias, o líder deposto disse que não negociará com os que tomaram o poder em seu país.

Segundo Zelaya, Roberto Micheletti representa um regime que deu um golpe de Estado com armas e que cometeu crimes como "assassinatos, violações aos direitos humanos e especialmente a traição."

O presidente deposto negou ter violado a Constituição e as leis, como disseram os novos governantes de Honduras para justificar o golpe contra seu governo. "Se meu crime é lutar pela justiça, me declaro culpado", disse Zelaya.

Um comentário:

Anônimo disse...

O gorila Zelaya é que deverá pagar os U$10 milhões de dólares que roubou, traiçoeiramente, do Banco Central de Honduras para a compra de votos no escrutínio popular que pretendia fazer, à revelia da Constituição daquele país.