quinta-feira, 23 de julho de 2009

Veja esta


Quinta-feira, 23 de julho de 2009

Bico do tucano é radiador para resfriar o corpo, diz estudo


WASHINGTON - O bico longo e colorido do tucano é um radiador que o pássaro das florestas tropicais usa para dispersar o calor do corpo.

O bico da ave tucano-toco corresponde a cerca de um terço do comprimento do corpo, e os ornitólogos especulam, há tempos, sobre a função desse apêndice.

Entre as hipóteses, há as de sinal sexual, uma adaptação especial para descascar frutas, ou uma arma.

A pesquisa foi realizada apor meio de uma parceria entre Augusto Abe e Denis Andrade, da Unesp, e Glenn J. Tattersall, da Universidade Brock, no Canadá. Os cientistas perguntaram-se se o bico não poderia ter uma outra função: resfriamento.

Então, esses pesquisadores descobriram que o bico contém muitos vasos sanguíneos, e então fotografaram as aves com câmeras sensíveis ao calor.

Eles determinaram que "o bico do tucano é capaz de agir como radiador do calor corporal", explica Tattersall.

"Alterando o fluxo de sangue para a superfície do bico, os tucanos podem preservar o calor do corpo no tempo frio, ou enfrentar o estresse do calor, aumentando o fluxo", disse ele.

Isso não significa que o bico evoluiu especialmente para isso, alerta o cientista, mas a irradiação de calor passa a ser uma função a mais.

“Tucanos jovens, com o bico ainda não completamente desenvolvido, não exibem a mesma capacidade de utilizar o bico para regular a temperatura corpórea que observamos nas aves adultas”, comenta ainda Denis Andrade, em nota divulgada pela Unesp.

Essa demonstração reforça, ainda, a ideia de que alguns dinossauros usavam grandes estruturas ósseas para regular a temperatura do corpo.
Fonte:AE.
Não é para refrescar a cloaca? KKKKKKKKKKKKKKK.

Nenhum comentário: