sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Veia Cristã do "Ínclito" Jornalista Magno Martins


Certa feita, Magno Martins (Folha de Pernambuco) abordara, em uma de suas postagens, o tema futebol. Naquele período, o "ínclito" jornalista, comentava a vitória do Sport Club do Recife sobre o Corinthians no final da Copa do Brasil. Entre uma e outra "exegese" pouco parciais, posto que se deleitava com o "sabor de uma derrota" sofrida pelo corinthiano Luiz Inácio LULA da Silva, o nobre jornalista afirmava que "A encenação faz parte do rito demagógico e oportunista da política."

Posteriormente, respondi-lhe que “´a encenação [não] faz parte [apenas] do rito demagógico e oportunista da política´, mas do jornalismo, da religião, dos diversos papéis sociais que encarnamos ou venhamos a encarnar. Isso, claro, se desejarmos encenar de modo demagógico e oportunista.”

Ficou claro que Magno Martins, naquela postagem, não estava interessado em discutir a justa vitória do clube pernambucano, mas pegara "de gancho" um fato esportivo para atacar o presidente LULA (como se o presidente não tivesse o direito de torcer por qualquer que seja o time de futebol - sabe-se que LULA, além de de corinthiano, é torcedor do Clube Náutico Capibaribe).

Eis que o "ínclito" publica hoje, em sua coluna, a postagem abaixo:

______________________________________________________________________

10/07/2009
Mestrado, doutorado e pós-operatório (grifo meu)



Escrito por Magno Martins _________________________________________________________________

Interessante como Magno Martins, que brinda seus leitores com versículos bíblicos ao final das postagens ou de grupo de postagens, parece negar a veia cristã que tanto evoca ou tanto parece evocar.

A partir de notícias de que a ministra da casa civil e potencial candidata à presidência da república, Dilma Rousself, houvera maquiado ou falseado o seu curriculum no conceituado banco de dados acadêmicos do país - o LATTES, do CNPq -, ele volta a desferir seus golpes de modo tresloucado e a fazer coro com a midia corporativa, que omitiu "criminosamente" ou deu pouca relevância à premiação do presidente LULA pela UNESCO.

Não está aqui se tolhendo a manifestação de quem quer que seja em suas montagens, charges, cartoons etc, pois este tipo de manifestação tem o seu lugar comunicativo e informativo no seio da sociedade. O que pontuo é a desumanidade do título dado à postagem pelo jornalista Magno. Fica evidente que, ao escrever "pós-operatório", ele faz alusão aos problemas de saúde (de ordem oncológica) vivenciados, recentemente, pela mnistra Dilma.

Lastimável, tétrico se observamos tal título pelo viés de uma análise política. Defenda qualquer visão de mundo (político-partidária, religiosa, existencial etc.), entretanto creio que não se deva tripudiar sobre a condição adversa do outro, ainda que para provocar o riso.

O conceituado jornalista é dado a pesar, com duas medidas, o mesmo "produto". Se o político "A" do PT se porta de maneira irresponsável, todo o partido é enxovalhado, esquecendo-se ele de que, em todos os grupos humanos, existem os éticos e os não éticos; se, por outro lado, o político "A" do PSDB comete deslizes de natureza ética (veja-se o caso da governadora do RS Yeda Crusius), não se noticia ou minimiza-se o ocorrido.

Pergunto-me: o fato de as ações de um político "A" do PT contrariar o que se define como uma postura ética, faz do PT um partido de malandros e corruptos? O fato de as atitudes de um político "A" do PSDB afrontar determinados procedimento éticos faz do PSDB de José Serra, Sérgio Guerra, Aline Mariano uma agremiação de corruptos? A resposta eu já a tenho. Não sei se o "inclíto" jornalista a possui.

Com efeito, “´a encenação [não] faz parte [apenas] do rito demagógico e oportunista da política´, mas do jornalismo, da religião, dos diversos papéis sociais que encarnamos ou venhamos a encarnar. Isso, claro, se desejarmos encenar de modo demagógico e oportunista.”

Para ler sobre o que escrevi sobre o que escreveu o nobre jornalista Magno Martins, clique nos links abaixo:

O "Ínclito" Jornalista Magno Martins I
Lambiscado do excelente blog do professor DiAfonsohttp://diafonsoparanapuka.blogspot.com/

2 comentários:

infinitoamanajé disse...

É meu amigo, desses cristãos o inferno está cheio!!!!

Gilvan disse...

Aldo, exatamente.