quinta-feira, 30 de julho de 2009

Severino Cavalcanti faz cirurgia bem-sucedida



Publicado em 30.07.2009

Do Jornal do Commercio


A cirurgia cardíaca do ex-deputado federal e prefeito do município de João Alfredo (Agreste), Severino Cavalcanti (PP), 78 anos, para desobstruir a válvula aórtica foi bem-sucedida, na avaliação da equipe médica que o acompanha. O procedimento durou cerca de uma hora e foi realizado com o auxílio de uma microcâmera de vídeo, sem a necessidade de cortes no tórax. Ele ainda permanece na UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, apenas por precaução. Na próxima quarta-feira, vai ser submetido a uma revisão.

Segundo o filho do prefeito, José Maurício, foi feito um pequeno corte na altura da virilha e introduzido uma espécie de cateter. As imagens projetadas em um televisor possibilitaram ao médico pernambucano Enilton Egito chegar até a válvula aórtica, que separa o ventrículo esquerdo da artéria aorta, a maior do corpo humano, e permite a circulação do sangue rico em oxigênio. “O doutor Enilton disse que foi um sucesso”, comemorou José Maurício, que acompanha o pai desde que a internação, no dia 16. A filha de Severino, Ana Cavalcanti, contou que recebeu vários telefonemas de apoio ontem. “Muita gente ficou orando”, agradeceu.

O hospital não divulgou um boletim sobre o estado de saúde do prefeito de João Alfredo, o que deve ocorrer hoje. Mas, de acordo com José Maurício, o quadro é estável. “Ele não está entubado e se manteve bem, animado e consciente durante todo o tempo (de internação)”, contou. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e o ex-ministro da Saúde Adib Jatene também visitaram Severino. Jatene é considerado um dos melhores cardiologistas do Brasil e comandou a pasta da saúde nos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso.

Diabético e portador de um marca-passo, Severino necessita de cuidados redobrados com a saúde. Toma insulina todos os dias. Ao visitar a Câmara dos Deputados, sofreu uma insuficiência cardio-respiratória, foi socorrido no departamento médico da Casa e depois levado ao Hospital Santa Lúcia, em Brasília. Um dia depois, foi transferido em um avião UTI para São Paulo. O vice-prefeito de João Alfredo, Dimas Santos (PR), assumiu o governo por tempo indeterminado, na última segunda-feira.

Nenhum comentário: