quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pronasci: Pesquisa vai mostrar queda de crimes


Este blogueiro é testemunho da queda da criminalidade no Bairro de Santo Amaro. Moro do lado oposto a este Bairro. Quando cheguei aqui, Santo Amaro parecia a guerra do Iraque, uma bala perdida atirada por traficante do citado bairro chegou a atingir um dos apartamentos do prédio onde resido.Graças ao governo Lula ao governador Eduardo Campos(PSB-PE), e ao ex-prefeito João Paulo(PT-PE) hoje Santo Amaro é um paraíso.São ações desse porte que fazem com que o povo de Pernambuco aprove o governo Lula.Mas, infelizmente, ainda há gente que não enxerga isso.

15 DE JULHO DE 2009



Tarso Genro disse que a Fundação Getulio Vargas (FGV) pesquisou locais beneficiados pelo Pronasci. No bairro de Santo Amaro, em Recife, houve redução de 74% na criminalidade.


Ao assinar na última terça-feira (14) convênio de adesão de mais 11 municípios ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou que uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, a ser divulgada em breve, mostrará a eficácia das ações do Pronasci no combate à criminalidade em regiões violentas.


"A fundação já nos passou dados preliminares e os resultados são altamente positivos. Melhorou a sensação de segurança das comunidades e houve redução das taxas de criminalidade”, afirmou Tarso. “No bairro de Santo Amaro, em Recife, onde o Pronasci já está sendo aplicado há um ano aproximadamente, tivemos uma queda de 74% da criminalidade na região”, exemplificou.


O ministro também citou a experiência do município de Canoas, no Rio Grande do Sul , onde houve queda de 50% no número de homicídios na cidade nos últimos 60 dias, após a instalação de gabinete integrado de segurança.


As novas cidades contempladas pelo programa são Passo Fundo, Vacaria e Bagé (RS), Uberaba (MG), Pinhais (PR), Caruaru e São Lourenço da Mata (PE), Nossa Senhora do Socorro (SE), Aparecida de Goiânia (GO) e Jundiaí e Rio Claro (SP). O Pronasci estará presente agora em um total de 108 municípios, espalhados em 20 estados e no Distrito Federal.


“Estamos já em uma terceira fase do Pronasci, avançando em outros territórios para que as políticas preventivas surtam efeito a médio prazo, e depois entrem as políticas policiais propriamente ditas, sobretudo de policiamento comunitário”, explicou Tarso.


Entre os dias 17 e 24 de julho estará aberto prazo para o cadastramento e envio de propostas ao Pronasci. Após a análise técnica, novos municípios poderão ser contemplados, mas não muitos. “Será uma escolha residual, pois nossos recursos já foram até além das nossas possibilidades”, ressalvou Tarso.


Agência Brasil

Nenhum comentário: