quinta-feira, 30 de julho de 2009

Petrobras: taxa de sucesso na região do pré-sal da bacia de Santos é de 100%



Jornal de Brasília - 30/07/2009



A Petrobras divulgou nota de esclarecimento na noite de ontem (28) afirmando que a taxa de sucesso na região do pré-sal da Bacia de Santos, onde a estatal brasileira vem concentrando esforços e obtendo êxitos significativos, é de 100%. A taxa de sucesso mede os resultados positivos na exploração de poços.


A nota é uma resposta a matéria publicada na edição de ontem do jornal Valor Econômico sob o título “No pré-sal, 32% dos poços abertos são pouco viáveis”.


Segundo a Petrobras, “ao longo da história de exploração das Bacias de Campos e Santos, vários poços identificaram os referidos reservatórios, mas os mesmos não foram perfurados em situações geológicas ideais e não tinham como objetivo específico buscar descobertas em reservatórios do pré-sal”.


A nota esclarece que somente a partir de 2006, quando as rochas carbonáticas do pré-sal foram efetivamente comprovadas como potenciais reservatórios para acumulações de petróleo, a Petrobras perfurou 11 poços na área central da Bacia de Santos tendo esses reservatórios como objetivos principais.


“Todos estes poços resultaram em descobertas (taxa de sucesso de 100%), cujos Planos de Avaliação estão sendo realizados, conforme aprovado junto a ANP e amplamente divulgado pela Companhia”.


A empresa esclarece, ainda, que o mapa já divulgado com a área do pré-sal, que se estende pelas Bacias de Santos e Campos, não corresponde a um único campo de petróleo.


“Além da existência da rocha reservatório, a descoberta de um campo petrolífero decorre da identificação e ocorrência simultânea de uma série de fatores geológicos, os quais definem o posicionamento dos poços exploratórios em determinada bacia sedimentar”, informa a estatal.


A empresa sustenta que, conforme divulgado no Relatório Anual da Security Exchange Comission, até o final de 2008 foram perfurados 30 poços na região do pré-sal - que se estende da Bacia de Campos até a Bacia de Santos - tendo sido obtida uma taxa de sucesso de 87% na comprovação de presença de hidrocarbonetos.


Sobre o poço 6-BG-6P-SPS, conhecido como Corcovado-1, localizado no Bloco BM-S-52, a companhia reforça as informações divulgadas pelo operador (BG Group), que anunciou a existência de indícios de hidrocarbonetos.


A Petrobras também faz referência no comunicado, à nota divulgada ontem pela BG Group, na qual companhia informa que a perfuração do segundo poço ainda não foi concluída e que no momento “não pode comentar sobre os resultados”.


O BM-S-52 é explorado pelo consórcio formado pela Petrobras (60%) e BG Group (40% operadora durante a fase exploratória).


Sobre as informações veiculadas pelo jornal, a Petrobras afirma que “são improváveis as ocorrências de poços secos, fora dos padrões normais da indústria de petróleo, na área do pré-sal da Bacia de Santos, devido ao conhecimento dos modelos geológicos, da quantidade de dados sísmicos e do número de poços já perfurados com sucesso”.


A Petrobras ratifica os esclarecimentos divulgados em 1º e 15 de outubro de 2008, de que embora a notificação de indícios de hidrocarbonetos seja um dado positivo, não implica descoberta comercial de óleo ou gás.


“A comercialidade de um campo só é possível após o envio e aprovação da declaração de comercialidade na ANP”, informa a Petrobras, para depois concluir: “até o momento na área do pré-sal da Bacia de Santos e Campos não foi enviada nenhuma declaração de comercialidade à ANP”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem desculpas! Vamos abrir a caixa-preta da PeTebrás! Já!