domingo, 5 de julho de 2009

Os demotucanos que se cuidem:Ciro Gomes abre conta em São Paulo para viabilizar mudança

05/07/2009
Folha de S.Paulo

Vista com ceticismo quando surgiu, há um mês, a possível candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo continua no cenário político, com avanços concretos nas negociações.

Anteontem, entusiastas da alternativa Ciro comemoraram o cumprimento de um pré-requisito legal pouco notado, mas crucial para sua candidatura: o deputado federal já tem contas em seu nome em São Paulo, o que é fundamental para garantir a transferência de domicílio eleitoral para a cidade.

A mudança do domicílio pode ser feita até o início de outubro, um ano antes das eleições, mas é preciso comprovar residência no Estado ao menos três meses antes -prazo que venceu na sexta-feira, dia 3.

Parte do PT de São Paulo, um dos principais entraves à candidatura, dá sinais de que pode vir a aceitar a entrada de Ciro na disputa estadual, como deixou claro a entrevista de um dos pré-candidatos, Emídio de Souza, à Folha.

Na semana passada, o presidente do PT-SP, Edinho Silva, reuniu-se em Brasília com o presidente do PSB-SP, deputado federal Márcio França (um dos principais articuladores da candidatura Ciro), para discutir o cenário político no Estado. Vai haver novas conversas.

O grupo da ex-prefeita Marta Suplicy é um dos mais ferrenhos opositores de o PT deixar de ter candidato próprio a governador. Próximo de Marta, o líder do partido na Assembleia Legislativa, Rui Falcão, diz que isso seria abrir mão de um projeto estratégico no Estado.

Integrantes do comando nacional do partido -que também tem interesse nessa solução, porque tiraria o deputado da disputa pela Presidência e abriria caminho para alianças mais amplas com o PT do presidente Lula- fazem uma avaliação realista de que as chances de a candidatura emplacar ainda não são grandes, mas também não são mínimas.

Lula já disse ao presidente do PSB, o governador Eduardo Campos (PE), que vê com simpatia a hipótese Ciro. Nesta semana pode haver a aguardada conversa entre Ciro, Lula e Campos para discutir a real possibilidade da candidatura.

2 comentários:

MOITAVERDEJANTE disse...

CONSIDERO UMA CANDIDATURA ESTRATÉGICA, ESSA DE CIRO EM S.PAULO. É PRECISO QUE O PT TENHA HUMILDADE PARA VIABILIZAR ESTA FUNDAMENTAL AÇÃO EM S.PAULO.

Anônimo disse...

CIRO VEM AI!!!!!! TERA O APOIO MACIÇO DE NÓS PROFESSORES ESTADUAIS....FUNCIONARIOS PUBLICOS..APOSENTADOS PENSIONISTAS DO ESTADO....POLICIA CIVIL..POLICIA MILITAR DAQUELES QUE NAO SEGUEM A CARTILHA DO PATRAO= BATER EM POLICIAIS CIVIS..FUNCIONARIOS ESTUDANTES DA USP...ALEM DOS PROFESSORES E FUNCIONARIOS PROFESSORES DA USP/UNESP***VAMOS VARRERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR O TUCANATO DE SEU NINHO DE COBRAS!! DILMA LA....CIRO CA!! LULA GRANDE ELEITOR EM 2010*