sexta-feira, 10 de julho de 2009

Obama admite renovação do G-8 e elogia Brasil e China

Do jeito que as coisas andam, daqui a pouco tempo FHC manda tirar os tubos e cortar seus pulsos.





Sexta-feira, 10 de julho de 2009



"Estamos em um período de transição, estamos tentando encontrar o formato certo', diz americano

Agência Estado

L'AQUILA - O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou hoje que a estrutura do Grupo dos Oito (G-8) e sua importância, que tem sido contestada nos últimos anos, precisam ser renovadas para refletir questões que não existiam quando o grupo foi criado. O G-8 que reúne EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia.


"Estamos em um período de transição, estamos tentando encontrar o formato certo", disse ele, acrescentando que a evolução vai demorar vários anos. No futuro, ele afirmou que economias emergentes influentes, como Brasil e China, precisam fazer parte de qualquer esforço colaborativo para lidar com os desafios globais.

"Uma coisa que eu espero é que tenham menos encontros de cúpula", afirmou.

Países europeus como a França e a Alemanha já se demonstraram favoráveis a uma reforma dos principais fóruns mundiais, com a inclusão das potências emergentes, como China, Brasil, Rússia e Índia.

Nesta manhã, o premiê italiano, Silvio Berlusconi, disse que um G-14 que reunisse além ricos e emergentes seria o organismo mais adequado para as grandes decisões globais.


Nenhum comentário: