terça-feira, 14 de julho de 2009

A marolinha ficou para trás:varejo reverte queda dos últimos 2 meses e sobe 0,8% em maio

terça-feira, 14 de julho de 2009


Varejo reverte queda dos últimos 2 meses e sobe 0,8% em maio

Supermercados puxam desempenho das vendas no mês; nos cinco primeiros meses do ano, indicador sobe 4,4%

Agência Estado

RIO - As vendas do comércio varejista subiram 0,8% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou nesta terça-feira, 14, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com maio do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 4%. Nos cinco primeiros meses do ano, as vendas cresceram 4,4%, contabilizando uma expansão de 6,5% em 12 meses.


O segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 6,7% nas vendas em maio ante igual mês de 2008, respondeu, sozinho, por 3,1 ponto porcentual, ou 78% da alta de 4% apurada nessa base de comparação.

O técnico da coordenação de serviços e comércio do instituto, Reinaldo Pereira, disse que esse segmento prossegue influenciado positivamente pelo "aumento da massa salarial e o comportamento dos preços".

Esse setor do varejo, que tem maior peso na pesquisa mensal de comércio, registrou variação nas vendas de 0,1% em maio ante abril e acumula, no ano, alta de 6,5% e em 12 meses, de 5,4%.

As vendas de móveis e eletrodomésticos caíram 6,3% em maio ante igual mês do ano passado, apesar da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os produtos de linha branca. Para Pereira, esse resultado reflete "restrição de crédito e cautela dos consumidores".

Ante abril, as vendas de móveis e eletrodomésticos subiram 0,1%, revertendo as quedas ante mês anterior apuradas em março (-2,4%) e abril (-2,0%). No ano, as vendas dessa atividade já acumulam queda de 2,6% mas, em 12 meses, o resultado ainda é positivo (6,3%).

Varejo ampliado


As vendas do comércio varejista ampliado (incluindo veículos e motos e materiais de construção) subiram 3,7% em maio ante abril e aumentaram 3,3% ante maio do ano passado, segundo divulgou o IBGE.

Ante o mês anterior, houve alta em veículos e motos, partes e peças (8,0%) e em material de construção (5,7%), ambos revertendo resultados negativos apurados em abril.

Na comparação com maio do ano passado, as vendas de veículos e motos aumentaram 4%, enquanto as de material de construção caíram 8,2%.

2 comentários:

Anônimo disse...

O MICO DO ZÉ

14/07/2009 - 11:51

Serra e o golpe da comenda

Do Painel do Leitor da Folha

“Texto de Ricardo Melo dá curso a boataria que circulou nos últimos dias pela internet, em sites e blogs de menor repercussão.

Repete o jornalista que o governador Serra teria atribuído à ONU um prêmio recebido na semana passada, outorgado por uma ONG.1.

A entidade não é filiada (ou seja, com relação direta) à ONU. O governo de Sâo Paulo continua enrolando. Ela é uma mera associada (ou seja, papel consultivo), uma das 3.195 ONGs associadas ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC).

Essa confusão entre filiação e associação é comprovante da falta de assessoria internacional do governo do Estado.

Como consta de todo o material distribuído sobre a homenagem, em momento algum o governador ou sua assessoria disseram diferente: o prêmio é da WFO (World Family Organization), entidade com sede em Paris, filiada à ONU e fundada em 1947. É, ao mesmo tempo, endossado pelo Comitê Econômico e Social (Ecosoc) da ONU.

Durante reunião anual do Ecosoc (entre os dias 6 e 9 últimos) na sede europeia da ONU, em Genebra, o prêmio foi entregue ao governador, como um dos eventos dessa reunião plenária, na presença de jornalistas brasileiros.

Acrescente-se que não é prática do governador ostentar títulos que não tem. Primeiro, porque não seria ético. Segundo, porque seu currículo dispensa maquiagens.”

JUNIA NOGUEIRA DE SÁ, coordenadora de Comunicação e Imprensa da Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo (São Paulo, SP)

Comentário no BLOG Luiz Nassif

Não chamarei Júnia de assessora inexpressiva, primeiro porque ela tem história; depois, porque o texto é do Serra. Mas vamos à maneira como o governador tenta esconder o mico que pagou.

Antecipo alguns pontos:

1. A entidade não é filiada (ou seja, com relação direta) à ONU. O governo de Sâo Paulo continua enrolando. Ela é uma mera associada (ou seja, papel consultivo), uma das 3.195 ONGs associadas ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC). Essa confusão entre filiação e associação é comprovante da falta de assessoria internacional do governo do Estado.

2. A presidente dessa entidade (na foto ao lado do governador) responde a processos em dois estados e, provavelmente, incorrerá em um novo processo em um terceiro estado. Acusação: estelionato.

3. Em todas as manifestações sobre o evento, Serra fez questão de salientar que seria na sede da ONU. A troco de quê dar mais destaque ao local do evento do que à entidade organizadora? Obviamente passar a impressão de que havia o aval da ONU à premiação.

4. A única informação correta da nota da assessora é que Serra não precisaria dessa encenação para enriquecer seu currículo. O José Serra original certamente não faria isso. O ator que se faz passar por José Serra, depois que virou governador, mostrou-se capaz de incorrer em ridículos continuados.

Vamos aos detalhes dessa ópera bufa:
Blog do Luiz Nassif

O TERROR DO NORDESTE disse...

Pois é, esse Serra é um vigarista safado.