terça-feira, 21 de julho de 2009

Lula defende alianças em São Paulo e sinaliza apoio a Ciro Gomes


21/07/2009


Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira a realização de alianças para vencer a disputa para o governo de São Paulo nas eleições de 2010. A posição do presidente sinaliza um possível apoio à candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE).

Quando perguntado se iria se encontrar com membros do PT nesta semana para discutir o nome candidato para as eleições do ano que vem, o presidente desconversou, mas fez questão de deixar clara sua posição.

"O PT já aprendeu. Tem 29 anos de história. Sabe perfeitamente que tem que fazer política de aliança para vencer as eleições", disse.

Apesar de Ciro negar a pretensão de disputar o governo de São Paulo, seu nome vem sendo cada vez citado como uma possibilidade de alternativa ao PT. O partido abriria mão de candidato próprio no Estado e centralizaria suas forças na candidatura nacional.

O presidente defende que o partido só deva ter a cabeça da chapa nos Estados que já governa. "As pessoas sabem o que eu penso. O PT tem que ter uma ação de responsabilidade. Saber qual a força que tem em cada Estado, qual a perspectiva de fazer ou não aliança política", disse.

O PT está em dificuldades para emplacar um nome para candidatura própria. O prefeito de Osasco, Emídio de Souza, defendido por uma ala do partido, sofre resistência por ser pouco conhecido na capital.

O outro possível nome no Estado é o do deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), mas ainda é considerado frágil por causa das denúncias de quebra de sigilo bancário na época em que era ministro da Fazenda. O caso ainda está em análise no STF (Supremo Tribunal Federal).

Nenhum comentário: