quinta-feira, 16 de julho de 2009

Governistas reagem à tática da oposição na CPI da Petrobras



Pelo que se vê, Álvaro Botox Dias só faltou fazer requerimento pedindo a convocação da mulher dele.Resta claro que esses pizzaiolos não querem investigar a PETROBRAS.


15 DE JULHO DE 2009


A tática oposicionista na CPI da Petrobras será prolongar ao máximo o funcionamento da comissão como forma de promover o desgaste do governo visando a proximidade das eleições 2010. Não é à toa que no dia 6 do próximo mês, data da primeira sessão, nada menos que 80 requerimentos desse campo estão prontos para apreciação. As propostas estão concentradas em apenas dois senadores: Alvaro Dias (PSDB-PR), autor de 29 propostas, e Antônio Carlos Júnior (DEM-BA), responsável por 51 delas.

No sentido contrário e sob orientação da bancada governista, o presidente da CPI, João Pedro (PT-AM), resolveu apresentar quatro requerimentos, entre eles, os que convida logo de início o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima. Os demais são o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa e ao gerente executivo de Comunicação Institucional da estatal, Wilson Santarosa.

Para os governistas, todos assuntos serão abordados a contento, como já foram, pelos principais dirigentes da estatal. Portanto, nada mais oportuno do que convidá-los para as primeiras sessões.

“Considero a presença dos diretores da Petrobras no início dos trabalhos da CPI ideal para avançarmos nos esclarecimentos e aprofundarmos o debate sobre a instituição”, disse nesta quarta (15) o presidente da CPI.

Nada de novo nas propostas

Embora seja extensa a lista de requerimentos proposta pelos dois senadores do DEM e PSDB, conforme apurou o Vermelho, todos os documentos tomam como base o que já vem sendo investigado pela PF, TCU e Ministério Público Federal, além do que já foi publicado na mídia.

Alvaro Dias, por exemplo, solicita cópias de todos os inquéritos e relatórios das instituições. Além disso, quer da Petrobras as prestações de contas e notas fiscais relativas as ações financiadas pela estatal à Fundação Sarney.

Numa clara intenção de fazer números, só da Camargo Corrêa, que recebeu recursos da Petrobras numa operação “suspeita”, o senador baiano Antônio Carlos Júnior convida para depor nada menos que quatro diretores da empresa. Em igual número convida também diretores da Iesa Óleo e Gás.

Apesar de convidar o presidente da Petrobras no requerimento de nº 53, o senador baiano exagera na lista dos diretores da estatal. Ele chama vários gerentes da empresa, inclusive Rosemberg Pinto, assessor especial de Gabrielli.

Com o assessor, o herdeiros políticos de ACM quer munição contra os seus adversários regionais. Ele questiona a liberação de R$ 2,96 milhões em 2008 para a produção de festas juninas em 44 municípios daquele estado. O recurso foi direcionado à Associação de Apoio e Assessoria a Organizações Sociais do Nordeste (AANOR).

O problema dos dois senadores e da oposição é que eles encontrarão pedreira pela frente para impor sua tática. Usarão os requerimentos como barganha política e para prolongar o funcionamento da CPI, mas num ambiente extremamente desfavorável. Dos onze senadores da CPI, oito são governistas.

De Brasília,

Iram Alfaia

Um comentário:

Anônimo disse...

Os "pizzaiolos" do partido-capacho e dos demais partidos estão trabalhando à toda para aprontar, sob as ordens do "maior pizzaiolo do mundo", uma pizza de tamanho nuca visto antes na história deste país.
Por que? Bem, se abrirem de fato a caixa-preta da PeTebrás, nem FHC segura o "Coronel", digo, a tartaruga em cima do poste!