quarta-feira, 1 de julho de 2009

Filho ilegítimo:Itamar diz que PSDB não é pai do Real

Quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ex-presidente lembrou que a equipe de formuladores do plano era composta por integrantes de outros partidos

Agência Estado

SÃO PAULO - O ex-presidente da República Itamar Franco fez duras críticas nesta quarta-feira, 1, à campanha do PSDB por ocasião dos 15 anos do Plano Real, comemorados nesta quarta-feira, 1. Em entrevista ao jornalista Everson Passos, da Rádio Eldorado, Itamar disse que a campanha deturpa e nega a história e lembrou que a equipe de formuladores do plano era composta por integrantes de outros partidos. "A todo instante, assistimos na TV o PSDB comemorando os 15 anos do Plano Real. Oras, isso não nos magoa, mas é uma deturpação, uma negação da história."


Presidente de 1992 a 1995, Itamar chamou para si a responsabilidade política pela implantação do Real, em 1994, e ressaltou o papel de outros políticos e economistas. "O grande ministro do Plano Real chama-se (Rubens) Ricupero e, em seguida, Ciro (Gomes). E depois houve Paulo Haddad, Eliseu Resende. O plano não é só de um ministro. E é preciso lembrar que o Plano Real foi assinado pelo presidente da República, não por uma ordem técnica. A parte política foi garantida pelo presidente da República", disse.

Na entrevista, Itamar lembrou que, pouco antes da implantação do plano, o então ministro da Fazenda Rubens Ricupero o procurou para dizer que a equipe econômica temia pelo Plano Real porque não conseguia chegar a um acordo sobre o câmbio. Também temia as consequências políticas, por conta das eleições presidenciais, que seriam realizadas naquele ano. "Eu disse para ele resolver a parte técnica porque eu iria implantar o plano no dia 1º de julho. Ele disse 'tecnicamente eu resolvo', e eu respondi 'politicamente resolvo eu'". Itamar afirmou que combaterá o PSDB se o partido defender a paternidade do Plano Real durante as eleições 2010.

Ao avaliar o legado do plano, o ex-presidente citou o controle da inflação, que na época oscilava em torno de 50% ao mês, o respeito aos contratos firmados e a manutenção do estado de direito. "Ninguém acreditava que nosso governo durasse 48 horas. Felizmente, nosso projeto político venceu e fizemos um sucessor. Esse legado é fundamental quando vemos, hoje, crises institucionais aparecendo no País, particularmente no Senado", ponderou.

Itamar também criticou o fato de os sucessivos governos após o seu não terem conseguido realizar a reforma tributária, que já era prevista pelo plano. Ele defende que, na época, essa não era a prioridade. "É incrível que desde 1995 nenhum governo tenha tido coragem de fazer a reforma."

Sobre a crise atual, o ex-presidente considerou que o governo demorou a acreditar que o País seria afetado pelas turbulências internacionais e agora enfrenta problemas sérios, como o aumento da taxa de desemprego. Falando sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Itamar se mostrou irritado com declarações de Lula sobre os feitos de seu governo. "Quando o presidente diz 'nunca antes' parece que nunca ninguém governou este país. Não é meu caso. Citaria outros presidentes que fizeram tanto, como o Juscelino Kubitschek. A gente chega à conclusão que daqui a pouco ele (Lula) vai dizer que foi ele quem abriu os portos e não Dom João VI", ironizou.

6 comentários:

Anônimo disse...

Claro que não é! O pai do Plano Real, que foi quem realmente salvou o país, é, como se sabe, o "Pai dos Pobres". Tanto quanto a mãe é a "Mãe dos Ricos"! Um certo "Coronel"...
"Nunca antes na história deste país", gente!

Olavo Mainazevedo disse...

Louvado seja São Serapião!!

Caro Anônimo, as más línguas disseram que havias desaparecido.

Como não o vi lá pelo blog do nosso grande Mestre, o Professor Hariovaldo, fiquei me perguntando por onde andaria nosso corajoso Anônimo querido.

Rezei para São Serapião para que ainda fosse possível encontrá-lo para convidá-lo, mais uma vez, a unirmos forças contra o grande Plano Condor Vermelho.

Veja, Anônimo, como São Serapião atendeu às minhas preces. Não lhe parece que isso tem um significado? Não lhe parece que São Serapião estaria velando por vossa alma? Então, amigo Anônimo, deixe vosso corpo ir aonde sua alma lhe pede.

Nossa luta contra o Plano Condor Vermelho lulo-petista não pode prescindir da vossa generosa colaboração.

Venha para o blog do Grande Mestre, o Professor Hariovaldo Almeida Prado.

Tenho a certeza que o Professor Hariovaldo ficará encantado com tão valoroso defensor de tão nobres ideais.

Veja como é simples o endereço do Professor Hariovaldo Prado:

http://hariprado.wordpress.com/

Caso alguma dúvida lhe assalte, querido Anônimo, faça uma prece a São Serapião antes de dormir. São Serapião lhe aparecerá em sonhos apontando para o caminho certo. O caminho dos justos.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, aceita o convite. São Serapião rezará 3 Virgens Marias, 3 Santa Marias, 3 Pai Nossos, 2 Creio em deus Pai. Assim, será o fim do LULOPETRISMO.

O TERROR DO NORDESTE disse...

LULOPETISMO. Ah! e de lambuza ele fará um pedido para Pomba-Gira, Tranca-Rua, Zé Pilintra.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Lambuja. Sem esquecer de pedir que a alma do glorioso Maikon JeKsson te ptoteja.

Anônimo disse...

Agradeço, mas não acendo velas para "santos", seja São Serapião ou, mesmo, São Lulinha, aquele que, segundo ele mesmo, na sua incomparável modestia, "não tem nenhum pecado". Nem, tampouco, faço rapapés para "mestres" ou "professores", já que, a qualquer vacilo, eles também são convertidos em "santos", com direito à mesma devoção bovina com que São Lulinha vem sendo reverenciado nesse imenso curral em que se transformou o país!