quinta-feira, 30 de julho de 2009

Faturamento dos supermercados no país sobe mais de 5% no semestre


Quarta-feira, 29 de Julho de 2009


Valor Econômico - O setor supermercadista registrou em junho um aumento real de 4,83% nas vendas ante o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados hoje pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Embora no confronto com o mês de maio, que inclui vendas mais fortes pelo Dia das Mães, as vendas tenham caído 5,59%, no acumulado do semestre o faturamento alcançou alta real de 5,27%.

O bom desempenho na primeira metade do ano levou a Abras a elevar de 2,5% para 4,5% a estimativa de alta real das vendas em 2009. Além do aumento do faturamento do setor, houve expansão também das vendas em volume, com crescimento de 2,1% em relação à primeira metade de 2008, quando o crescimento havia sido de apenas 0,1%.

Na avaliação do presidente da entidade, Sussumu Honda, apesar da crise, os consumidores sustentaram o consumo de alimentos. Além disso, ele acredita que o cenário econômico melhorou significativamente, o que referenda um aumento da estimativa para o ano.

O preço da cesta da Abras, composta por 35 produtos de largo consumo, registrou aumento de 0,37% de maio para junho, cotada a R$ 265,57, valor que é 4,71% maior do que o verificado no mesmo mês do ano passado.

Uma boa razão para esses resultados podem estar no anúncio da pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Segundo a pesquisa, a taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo baixou de 14,8% para 14,2% na comparação entre maio e junho. Trata-se da segunda menor taxa para um mês de junho, perdendo apenas para os 13,9% de junho de 2008. Em junho de 2002, a taxa estava em 18,8%.
Colaboração Nancy Lima.

Nenhum comentário: