quarta-feira, 15 de julho de 2009

Esta notícia você não vai ler no PIG

Arca das Letras entrega 117 bibliotecas na região do Arco Verde
09/07/2009
O Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai distribuir 117 bibliotecas rurais e mais de 23 mil livros em municípios que serão atendidos até outubro pelo Mutirão Arco Verde Terra Legal. A ação beneficia comunidades rurais do Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará e Roraima. Cada município atendido receberá três bibliotecas Arca das Letras (ver Anexos Relacionados).

As primeiras bibliotecas foram entregues em Alta Floresta (MT), Feliz Natal (MT), Peixoto de Azevedo (MT), Marabá (PA), Paragominas (PA) e Tailândia (PA). Nesta sexta-feira (10) e sábado (11) serão beneficiadas famílias rurais de Nova Ubiratã (MT) e Ulianópolis (PA). A entrega das arcas será feita na Escola Municipal Tancredo Neves, em Nova Ubiratã, e no Centro de Exposições, em Ulianópolis.

A ação também contempla o treinamento de representantes das comunidades que serão os agentes de leitura das bibliotecas. Responsáveis pelo funcionamento da biblioteca, eles desenvolvem atividades como incentivo à leitura e empréstimo dos livros. O treinamento e a entrega das bibliotecas são realizados durante o Mutirão Arco Verde Terra Legal.

O Arco Verde Terra Legal, coordenado pela Casa Civil e pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente (MMA), será desenvolvida até outubro nos 43 municípios onde são registrados os maiores índices de desmatamento na Amazônia Legal. O Mutirão promove capacitação, emissão de documentos, entrega de bibliotecas e patrulhas agrícolas e acesso a benefícios previdenciários, além de serviços realizados pelos estados e municípios. Uma das ações é o Terra Legal, programa do coordenado pelo MDA, em parceria com estados e municípios, para regularizar posses de até 15 módulos fiscais localizadas em áreas não destinadas da União.

Programa já atendeu 800 mil famílias rurais

Desde 2003, quando foi criado pelo MDA, o Programa Arca das Letras já instalou 6.255 bibliotecas rurais em mais de 1,8 mil municípios brasileiros. Mais de 1,3 milhão de livros foram distribuídos, beneficiando mais de 800 mil famílias que vivem em áreas rurais. A administração das bibliotecas é feita por mais de 12 mil agentes de leitura selecionados por meio de consulta comunitária. Das bibliotecas distribuídas, 123 foram instaladas em 57 municípios do Pará; 328, em 70 municípios do Maranhão; 99, em 29 municípios de Mato Grosso; 240, em 15 municípios do Amazonas; e 58, em 11 municípios de Roraima.

Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca é formada, inicialmente, por cerca de 200 livros. Os acervos contêm livros didáticos, obras literárias para crianças, jovens e adultos, e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca, além de legislação brasileira.

O Arca das Letras é realizado em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC); Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero; Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça; Ministério da Cultura; Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Também conta com o apoio de movimentos sociais, sindicatos, editoras, artistas e a população urbana, que contribui doando livros.
Colaboração da amiga Nancy Lima.

Nenhum comentário: