terça-feira, 21 de julho de 2009

Essa é a cara:Ministra Dilma debate clima e biocombustível com Barack Obama


21/07/2009


O debate sobre mudança de clima e biocombustível deve ser o tema principal do encontro que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os membros do 4ºFórum de CEOs (executivos-chefes) Brasil-Estados Unidos têm previsto com o presidente norte-americano, Barack Obama, nesta terça-feira (21), em Washington. A reunião marca o segundo encontro de Dilma e Obama. O primeiro foi em março deste ano, quando a ministra acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Casa Branca, menos de 20 dias depois da posse do presidente norte-americano.


Técnicos da Receita Federal do Brasil e do Departamento de Comércio dos Estados Unidos tiveram uma reunião por videoconferência, poucos dias antes do fórum de executivos, para adiantar temas que serão abordados na reunião, de acordo com informação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A ministra-chefe da Casa Civil já está no Departamento de Comércio norte-americano, onde acontecem as sessões do fórum.


A quarta edição do fórum começou ontem (20) com um jantar oferecido pelo governo dos Estados Unidos, em um hotel na capital norte-americana. Nesta terça-feira, acontecem as sessões de trabalho com membros dos setores público e privado.


O fórum é composto por 20 altos executivos do Brasil e dos Estados Unidos e de representantes de ambos os governos. Do lado brasileiro, os copresidentes da delegação são a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Os pares do lado norte-americano são o secretário de Comércio, Gary Locke, e o assistente adjunto da Presidência e conselheiro adjunto de segurança nacional para Assuntos de Economia internacional, Michael Froman. Também integram a reunião o presidente da Apex, Alessandro Teixeira, e o secretário-adjunto do Departamento de Comércio dos EUA, Stephen Jacobs.


O fórum foi criado em 2007, em anúncio oficial conjunto feito pelo então presidente George W. Bush e pelo presidente Lula, e tem duas reuniões por ano. O objetivo é fortalecer as relações econômicas entre EUA e Brasil. O comitê de membros do setor privado fornece aos representantes públicos recomendações sobre questões que são importantes para a área corporativa e que poderiam ser estimuladas se contarem com parcerias do governo.

Nenhum comentário: