quarta-feira, 15 de julho de 2009

Boicote a Petrobrás


Nesse País tem de tudo: Até direita burra! No clone do Blog da Petrobrás ( O Blog da Petrobrás tem um clone, organizado pelo CORNUDO NOTURNO) vi o esboço de uma CAMPANHA DE BOICOTE À PETROBRÁS!

Como?

fazer um boicote aos postos Petrobrás e promover um spam de 300 milhões de mensagens.

Em primeiro lugar, é importante saber qual a origem da gasolina e do óleo diesel fabricados no Brasil.

Ao contrário do que muita gente pensa, nem a Shell, nem a Texaco, nem a Esso nem qualquer outra das grandes multinacionais do petróleo possui refinaria no Brasil. Portanto, nenhuma delas produz gasolina nem óleo diesel vendidos nos postos que levam a sua marca.


E quem produz o óleo diesel e a gasolina?

Nas páginas da ANP - Agência Nacional do Petróleo encontram-se os números da produção nacional de derivados de petróleo por refinaria. Das 13 refinarias instaladas no Brasil, 11 pertencem à Petrobrás e apenas duas, Manguinhos e Ipiranga, são particulares.

Em 2001, as refinarias da Petrobrás foram responsáveis por 98,4 % dos combustíveis produzidos no Brasil e o restante, 1,6 %, coube às duas refinarias particulares. As importações de gasolina e de óleo diesel são esporádicas e pouco afetam o mercado.

Quem deixar de abastecer nos postos de bandeira Petrobrás vai prejudicar apenas os seus donos, que nada têm a ver com os preços praticados no país. O objeto da ira do autor da mensagem, a Petrobrás, não vai perceber nada.

Se o dono do carro deixa de comprar 10 litros de gasolina num posto Petrobrás e vai comprá-los no posto da concorrente, o dinheiro, de uma forma ou de outra chega ao mesmo destino: os cofres da Petrobrás, a não ser nos raros casos de importação do combustível por empresas privadas.

Dois dos principais componentes dos preços dos derivados de petróleo são o dólar e a cotação do barril do petróleo bruto no mercado internacional.

A outra é fazer com que 300 milhões de mensagens sejam enviadas aos internautas brasileiros. Isso é uma atitude no mínimo irresponsável e pouco inteligente.

Primeiro, porque não existem 300 milhões de internautas no Brasil. Nem mesmo as três américas juntas alcançam esse número de usuários.
Lambido, mastigado, surripiado do blog do amigo Oni Presente, o grande arquiteto da inclusão do Terror do Nordeste no submundo da blogosfera lulopetista.
Colaboração da amiga Nancy Lima, grande torcedora do Vitória da Bahia.

Nenhum comentário: