domingo, 28 de junho de 2009

Por que a crise do Senado não acaba?


Por Zé Dirceu

Boa pergunta. Será porque os senadores...

Boa pergunta. Será porque os senadores são os principais responsáveis por ela, começando pela Mesa diretora? Além do que, estão quase todos envolvidos. Basta ver a lista dos 37 senadores beneficiados pelos atos secretos, parlamentares de todos os partidos.

Veja-se, como exemplo, o caso Efraim Morais - o todo poderoso ex-1º secretário da Mesa e que sempre integrou este colegiado nos últimos anos. O senador do DEM da Paraíba nomeou quem quis e distribuiu, literalmente, licitações como bem entendeu. Aumentou seu patrimônio e nada! Na enxurrada de denúncias sobre atos secretos e nomeações de familiares e apadrinhados, tudo isso desapareceu, restou só uma figura-alvo, o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP).

Simon Catão

E ato final: o pedido de renúncia de Sarney da presidência do Senado feito pelo senador Pedro Simon (PMDB/RS), que vem agindo com dois pesos e duas medidas. Prega a moralidade na Casa, mas se omite em seu Estado, o Rio Grande do Sul.

Mais do que calar sobre o governo que ajuda a sustentar politicamente no Rio Grande do Sul, o de Yeda Crusius, o apoia e o defende. Simon assim se mantém, mesmo após todas as denúncias de suposta corrupção e desvio de dinheiro público atingindo a própria governadora com episódios como o da compra da mansão em que mora.

Por que esses episódios todos são varridos para baixo do tapete e, na crise, nas denúncias, no escândalo, só resta uma figura, José Sarney? Porque ele é a "cabeça-coroada" da vez, a que a mídia quer porque quer degolar, porque ele apóia o governo do presidente Lula e do PT.
Colaboração da elétrica Nancy Lima.

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa crise foi gerada pelo desgoverno do "Cel." Lula da Silva, na sua ânsia incontida de estabelecer um poder hegemônico no país. Para tanto, era fundamental colocar o "Gal." Sarney, sua peça-chave junto ao PMDB, no estratégico cargo de presidente do Senado. Nem o fidelíssimo Tião Viana escapou do rolo compressor armado, no Palácio do Planalto, para que o dono do Maranhão chegasse lá. Agora que as patranhas do companheirão estão vindo à tona, o "Cel." Lula da Silva e seus apaniguados atacam a imprensa e quem mais lhes valha, na velha tática lulopetista - muito usada na época do mensalão e dos outros "ãos" - de culpar e sacrificar o mensageiro por causa das más notícias que ele divulga.
Por que a crise do Senado não acaba? Pergunte o bispo, ou melhor, ao "Cel" Lula da Silva!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Que comentário ridículo!

Anônimo disse...

Já agora, não há como discordar de você!