quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ótima notícia:Confiança do brasileiro na economia está igual a período anterior à crise



25/6/2009


Por Redação, CB - do Rio e São Paulo


O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 4,1% em junho, passando de 102,2 pontos, registrados em maio, para 106,4 pontos. De acordo com o levantamento divulgado nesta quinta-feira, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), trata-se do maior nível desde setembro do ano passado, quando o indicador havia atingido 109,2 pontos. O ICC mede o sentimento do consumidor em relação à economia.

A pesquisa, realizada com base numa amostra de mais de 2 mil domicílios em sete capitais, mostra que tanto as avaliações sobre a situação presente quanto às expectativas para os próximos meses tornaram-se mais favoráveis. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 5,4%, passando de 100,7 para 106,1 pontos. No caso do Índice de Expectativas, o crescimento foi de 4,3%, elevando-se de 103,7 para 108,2 pontos, atingindo também o maior patamar desde setembro de 2008 (108,6).

A parcela de consumidores que avaliaram, em junho, a situação econômica local presente como boa aumentou de 8,3% para 10,0%. Já a proporção dos que a consideram ruim caiu de 46,1% para 40,3%. Ainda de acordo com o levantamento, a maior contribuição para o resultado do ICC no mês partiu do indicador que mede as expectativas em relação à situação econômica nos próximos seis meses. Entre maio e junho, a proporção de consumidores que preveem melhora aumentou de 28,3% para 30,9%. A parcela daqueles que projetam piora diminuiu de 18,4% para 14,8%.

O Índice de Confiança do Consumidor é composto por cinco quesitos registrados pela FGV na Sondagem de Expectativas do Consumidor. Para realizar a análise, foram coletados dados entre os dias 29 de maio e 19 de junho.

Desemprego

Na outra ponta da economia, o nível de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil ficou praticamente estável em maio, alcançando taxa de 8,8%. O resultado indica um leve recuo diante dos 8,9% verificados no mês anterior. Em relação ao mesmo período de 2008 (7,9%), a taxa subiu 0,9 ponto percentual. Os dados integram a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) também divulgada nesta quinta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostra também que o rendimento médio do trabalhador caiu 1,1% na comparação com abril, atingindo R$ 1.311,70, mas subiu 3% em relação a maio do ano passado. O total de desempregados foi de 2 milhões, estável em relação a abril, mas 13% acima do total de maio de 2008. Já a população ocupada, que totalizou 21,0 milhões de trabalhadores, apresentou estabilidade nos dois tipos de comparação

2 comentários:

Rafael Oliveira disse...

Mais um vídeo anti-tucano

http://www.youtube.com/watch?v=PAOEFTXAN8U

Se puder adicionar esse tb, valeu

http://www.youtube.com/watch?v=RxdCTv_Pot0

Lima, AC. disse...

Quem falar que o Brasil esta em crise, provavelmente deve ser um tremendo de um ..., Hoje sair com minha esposa, pois queria dar uma maquina de lavar de presente a ela. Andei todas as lojas do centro de Maceió. Não tinha o produto para vender, alias, quando eu estava na loja com minha familia apareceu outra senhora querendo o mesmo tipo de produto, ela tambem vinha de uma pererinação pelas lojas e nada tinha encontrado.