segunda-feira, 29 de junho de 2009

Em anúncio de novas medidas, Mantega critica governo de São Paulo

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ministro da Fazenda diz que substituição tributária nos Estados limitou efeito de IPI menor sobre os preços
Agência Estado

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou nesta segunda-feira, 29, os Estados que realizaram substituição tributária no momento em que o governo reduziu o IPI para produtos da linha branca, para dar fôlego às empresas e estimular as vendas. Segundo Mantega, foi por esse motivo que a redução dos preços dos produtos para o consumidor não aconteceu na mesma proporção que a redução do IPI.


Mantega disse que a queda nos preços dos eletrodomésticos foi de 5% a 10%, apesar de alguns produtos, como refrigeradores e máquinas de lavar, terem tido uma queda menor que esse patamar. "Existe espaço para uma redução maior desses preços", afirmou o ministro, que faz neste momento um balanço das medidas adotadas pelo governo desde o final do ano passado para estimular a economia.

Mantega afirmou que alguns Estados, como São Paulo, realizaram a substituição tributária, ou seja, passaram a cobrar o tributo direto da fábrica e não no varejo, o que faz com que as empresas tenham que antecipar o pagamento de impostos. O ministro disse que não tem nada contra a substituição tributária, que é um mecanismo correto, porém foi feito no momento errado, porque tirou o capital de giro das empresas. Ele disse que irá conversar com os governadores sobre o assunto.

Nenhum comentário: