sexta-feira, 29 de maio de 2009

A EDUCAÇÃO DO ASNO TIRA ZERO

Dizem que os próximos livros a serem indicados pela Secretaria de Educação de São Paulo serão MASTURBAÇÃO SOCIOLÓGICA, de FHC. E VOCÊ QUER UM BRASIL BEM EDUCADO VOTE NUM ASNO, de José Serra.


29/05/2009


Secretaria de SP exclui cinco livros de programa por não serem adequados aos estudantes


A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo excluiu cinco livros utilizados em atividades de apoio nas salas de aula. As obras faziam parte do programa Ler e Escrever, dedicado a dar suporte à alfabetização das crianças. Ao todo, eram empregados 817 livros.

Nesta quinta-feira (28), a secretaria já havia admitido que o livro "Poesia do Dia -Poetas de Hoje para Leitores de Agora", contém expressões não adequadas para crianças. A obra, destinada a adolescentes, tem frases como: "nunca ame ninguém. Estupre"; "Tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto"; e "Odeie. Assim, por esporte".

As obras excluídas do programa são as seguintes:


•"Um Campeonato de Piadas", de Laerte Sarrumor e Guca Domenico, da editora Nova Alexandria, por conteúdo preconceituoso;


•"Poesia do Dia - Poetas de Hoje para Leitores de Agora", de Alberto Pucheu, André Dick, Bruna Beber, Danilo Monteiro, Diego Vinhas, Elisa Andrade Buzzo, Fabrício Carpinejar, Fabrício Corsaletti, Joca Reiners Terron, Marcelo Camelo, Mário Bortolotto, Paulo Scott, Paulo Seben e Rodrigo Petronio, da editora Ática, por inadequação para a faixa etária;


•"O Triste Fim do Menino Ostra e Outras Histórias", de Tim Burton, da editora Girafinha, por inadequação para a faixa etária;


•"Memórias Inventadas - A Infância", de Manoel de Barros, da editora Planeta, das salas do Programa de Recuperação Intensiva da quarta série, por inadequação para a faixa etária;


•"Manual de Desculpas Esfarrapadas: casos de humor", de Leo Cunha, editora FTD, das salas do Programa de Recuperação Intensiva da quarta série, por inadequação para a faixa etária.

Os livros que tiverem sido distribuídos às escolas serão recolhidos imediatamente. As escolas estão sendo comunicadas a partir desta sexta-feira (29). Uma sindicância apura as responsabilidades pelos erros no processo de seleção e compra dos títulos.
Dizem que o próximo livro a ser indicado pela Secretaria de Educação de São Paulo será MASTURBAÇÃO SOCOLÓGICA, DE FHC. E QUER UM BRASIL BEM EUCADO VOTE NUM ASNO, de José Serra.

Nenhum comentário: