quinta-feira, 28 de maio de 2009

CPI DO PSDB:CPI da Petrobras ameaça plano fiscal do Brasil, diz 'New York Times'

Quinta-feira, 28 de maio de 2009

Enquanto o jornalão americano faz esta afirmação, o PIG brasileiro(com seus jornalistas, colunistas, editorialistas vendidos ao consórcio DEMO-PSDB-PPS e ao capital internacional) quer ver o o circo pegar fogo.Não li nenhum comentário dos sabujos Clovis Rossi, Josias de Sousa, Fernando Rodrigues, Ilmar Galvão, Miriam Peitão, Alexandre Garcia, Renato Machado, William Simpson Bonner, Reinaldo Cabeça Furada Azevedo, Diogo Mainardi e tantos outros, criticando o uso político-eleitoral dessa CPI, nem criticando possível prejuízo financeiro que a PETROBRAS poderá vir a ter.

- As investigações sobre a Petrobras no Congresso brasileiro ameaçam complicar os esforços do governo de aumentar as suas receitas com os recursos dos novos campos de petróleo, afirma reportagem publicada nesta quinta-feira pelo diário americano The New York Times.

A CPI da Petrobras foi aprovada há duas semanas pelo Senado brasileiro para investigar acusações de que a estatal teria sonegado impostos e concedido contratos ilegais.

Segundo o jornal, "as investigações podem se mostrar um constrangimento para o governo de Lula, que quer modificar a legislação de petróleo para extrair uma porcentagem ainda maior de recursos das reservas em águas profundas".

A reportagem afirma ainda que a CPI pode prejudicar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, escolhida por Lula como candidata à sua sucessão, já que ela é também presidente do conselho da companhia.

O jornal diz que Lula, que já afirmou querer usar os recursos adicionais com o petróleo para estabelecer fundos para programas sociais, classificou a CPI de "irresponsável" e "não patriota".

A reportagem comenta ainda que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse que as investigações têm motivação política e que podem afetar a imagem da companhia, mas que não prejudicarão os investimentos da empresa. BBC Brasil .Quinta-feira, 28 de maio de 2009.

Nenhum comentário: