sexta-feira, 24 de abril de 2009

A FARRA CONTINUA. PODE ACREDITAR


TEMER CONTRA A PAREDE
Autor(es): Izabelle Torres
Correio Braziliense - 24/04/2009

Baixo clero da Câmara faz presidente da Casa recuar na adoção de medidas para conter a farra das passagens


Depois de muitas reclamações, Michel Temer decidiu não editar um ato da Mesa Diretora e sim mandar a proposta para ser votada em plenário


Pressionado pelos parlamentares do baixo clero da Câmara a recuar sobre as medidas de restrição do uso de passagens aéreas, o presidente Michel Temer (PMDB-SP) decidiu não bancar sozinho o desgaste interno de impor regras rígidas às benesses dos deputados. Resolveu mandar para o plenário um projeto de resolução propondo as mudanças, em vez de editar um ato da Mesa Diretora colocando um fim à possibilidade de parlamentares utilizarem a cota a que tem direito para realizar viagens com a família. O recuo tem dois significados. Temer não pretende ficar contra a parede e ser refém de seus pares, que o acusam de agir rapidamente pautado pela mídia. Além disso, ao anunciar a intenção de adotar medidas visando a moralização da Casa, o presidente cumpre o seu papel diante da opinião pública e repassa para o plenário um possível desgaste, caso as medidas não sejam aprovadas.

Depois do anúncio da decisão de que as mudanças vão depender da vontade do plenário — onde a maioria dos integrantes usou bilhetes pagos pelos cofres públicos para fazer turismo com as famílias —, Temer tentou parecer otimista quanto à boa vontade dos seus pares. Mas, como em qualquer campanha por votos, correu para o telefone tentando obter apoio para a proposta. Durante toda a tarde de ontem conversou com líderes e integrantes do baixo clero. Lembrou a eles o momento crítico que o Parlamento vive e alegou que a restrição das benesses é a saída para colocar um ponto final na crise. Recebeu promessas. No entanto, já trabalha com a certeza de que o debate se dará em torno de emendas apresentadas ao texto original.

Uma delas deve partir do deputado Silvio Costa (PMN-PE). Porta-voz dos insatisfeitos com as mudanças propostas por Michel Temer e integrante do baixo clero que esperneia contra restrições, o pernambucano defende que a cota de passagens possa ser usada também para cônjuges e filhos menores de idade. “Não sei qual será o texto da Mesa. Mas já conversei com muitos deputados e todos concordamos em abrir essa brecha. Também sou contra essa farra que vinha acontecendo. Mas precisamos do mínimo para trabalhar”, anuncia. Costa está otimista quanto à rejeição ao projeto da Mesa que limita o uso das passagens apenas aos deputados e assessores em serviço. “Acho que no plenário, esse projeto do jeito que está só vai passar se os parlamentares deixarem a hipocrisia reinar. Falei com muitos deles e ninguém concorda com a proibição total”, avalia.

Proposta

Em uma reunião na tarde de ontem, a Mesa Diretora aprovou o texto do projeto de resolução que será apresentado na próxima semana (leia abaixo: As medidas).

A proposta prevê ainda que em 90 dias todas as informações referentes ao uso das passagens aéreas devem ser publicadas na internet. O projeto de resolução será discutido pelos líderes partidários na terça-feira e deve ser votado em plenário da Câmara na próxima semana.

As medidas

Pressionado com a onda de denúncias que envolveu a Câmara, Michel Temer agiu rápido e anunciou uma série de mudanças no uso das passagens aéreas. Veja o que ele propôs:


Tornar a cota parlamentar de passagens áereas de "uso exclusivo" dos deputados e assessores em serviço
Restringir a utilização para viagens nacionais, obrigando os parlamentares a pedirem autorização quando forem realizar viagens internacionais referentes à atuação parlamentar
Divulgar na internet a prestação de contas de todos os auxílios pagos aos deputados
Extinguir as sobras de créditos em um ano

Nenhum comentário: