terça-feira, 28 de abril de 2009

DESABAFO DE UMA LEITORA

A midia, a gripe suina e a febre amarela, lembram?

Júlio, O que me assusta neste caso e no caso da febre amarela - que de epidemia nao teve nada - é a falta de responsabilidade com que certos órgaos de imprensa abordam o assunto. Quem entende de epidemia e de pandemia é a OMS e as autoridades sanitárias de cada país. E o assunto nao tem nada a ver com esta ou aquela posiçao política. Simplesmente nao pode ter".

"Se a ANVISA diz que nao há motivo para temer, entao eu nao vou me apavorar. E se os jornais e TVs insistirem em desacreditar a ANVISA, em quem devemos acreditar? Na imprensa? Mas por que devemos acreditar neles? Qual a capacitaçao técnica que eles têm (e a ANVISA nao tem) para fazer afirmaçoes sobre epidemias e/ou pandemias? Por que motivos eles haveriam de ser mais confiáveis do que a autoridade sanitária nacional?".

"Meu medo é que se repita no caso da gripe suína a (falta de) responsabilidade com que a imprensa abordou a questao da febre amarela, no ano passado (ou foi retrasado? Vixe, nao me lembro!). Um bando de sensacionalistas com sanas de desacreditar o governo nao teve a menor responsabilidade ao abordar um assunto de saúde nacional. Como resultado, boa parte dos brasileiros foi levada a, sem necessidade, a tomar uma vacina com mais contra-indicaçao do que indicaçao - tanto que morreu gente vítima dos efeitos colaterais da vacina".

"Espero que desta vez a responsabilidade impere na mídia brasileira. Porque responsabilidade de expressao tem que andar junto com a liberdade de expressao".
Leticia Sallorenzo

Nenhum comentário: