sábado, 25 de abril de 2009

DEMO DIVULGA NOTA DE APOIO AO DEMOTUCANO

O DEMO e Gilmar Mendes se merecem.

Executiva do DEM divulga nota de apoio a Gilmar Mendes; estudantes elogiam Barbosa
Folha Online, em Brasília

A Executiva Nacional do DEM divulgou hoje nota oficial de apoio ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. O partido lamenta o bate-boca entre Mendes e o ministro Joaquim Barbosa no plenário do tribunal e diz que o presidente da Corte "cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito".

O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), disse que Mendes não deve ser alvo de agressões dos demais ministros da Corte. "[...] A crítica faz parte da democracia que soubemos construir, mas pontos de vista divergentes devem ser expostos em clima de respeito e moderação."

Maia afirma, na nota, que Mendes está empenhado no aperfeiçoamento jurídico do país. "O ministro jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica. De forma competente e objetiva, o presidente do STF dedica-se à atualização e à modernização da democracia brasileira, tarefa de grande dificuldade, que exige enorme esforço", afirma Maia.

Segundo o presidente do DEM, Mendes tem sido um "exemplo de homem público que age com correção e profunda consciência institucional" apesar de "obstáculos" enfrentados na presidência do STF.

Protesto

O bate-boca protagonizado por Mendes e Barbosa motivou o protesto de um pequeno grupo de professores, alunos e ex-alunos da UnB (Universidade de Brasília) em frente ao prédio da Suprema Corte contra o presidente Gilmar Mendes.

Munidos de faixas com os dizeres: "Gilmar, saia às ruas e não volte ao STF". O grupo ainda tentou colocar uma faixa na estátua da deusa grega Têmis (símbolo da Justiça), que fica em frente ao STF, mas foi impedido por seguranças do Supremo e por policiais militares do Distrito Federal.

Segundo o professor João Francisco Araújo, o ato de apoio a Joaquim Barbosa era necessário para mostrar que as queixas do ministro são compartilhadas pela sociedade brasileira.

Barbosa disse que Mendes destruía a imagem do Judiciário e disse que o presidente do STF possuía capangas em Mato Grosso. Procurada pela reportagem, o STF não se manifestou sobre o protesto.

Nenhum comentário: