sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

BENEVIDES VAI AO ATO DE REPÚDIO À DITADRANDA

Benevides vai ao ato de repúdio à Folha

Publicado em 26 de fevereiro de 2009

por CONCEIÇÃO LEMES

Anote em letras bem grandes na sua agenda: 7 de março, 10 horas, em frente à Folha de S. Paulo, na rua Barão de Limeira, ato público em repúdio à "ditabranda" e solidariedade aos professores Maria Victoria de Mesquita Benevides e Fábio Konder Comparato.

"Eu entrei como Pilatos no credo", avalia o professor Comparato. "A meu ver, o fato gravíssimo é que o jornal procurou absolver o regime hediondo, criminoso, justamente no momento em que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meu intermédio, impetrou no Supremo Tribunal Federal uma arguição de descumprimento de preceito fundamental a fim de que o STF declare que os assassinos, os torturadores, os estupradores do regime militar não foram abrangidos pela anistia."


"Como pessoa atacada, prefiro não ir ao ato público", antecipa. "Mas gostaria que, você, em meu nome, dissesse a todos que lá estarão que estou muito emocionado com imensa solidariedade que tenho recebido."

A professora Maria Victória Benevides irá. Acaba de confirmar a sua presença ao Viomundo. A repercussão surpreendeu-a.

"Se consideramos que o manifesto de repúdio e solidariedade (clique aqui para assinar) começou a circular em pleno carnaval e já conta com mais de 3 mil assinaturas, é muito mais do que poderíamos imaginar", afirma Maria Victoria. "Isso sem falar da grande quantidade de sites e blogs que repercutiu positivamente a nosso favor."

"Isso mostra como nós podemos usar a internet e os blogs decentes como alternativa concreta, real e perfeitamente viável para nos desvincularmos dos jornalões, da imprensa de rabo preso", prossegue a professora. "Outra coisa interessante é o apoio que tem vindo também dos jovens. Eles não viveram a ditadura. Também não aprenderam sobre ela, porque isso não costuma ser ensinado nas escolas, com raríssimas e honrosíssimas exceções. Eu fico feliz de ver como eles entenderam que uma coisa é discordar, outra é apresentar uma visão facciosa, no caso da Folha até ignorante, porque o conceito de "ditabranda" foi inventado num outro contexto."

O ato público na Folha de S. Paulo está sendo convocado pelo Movimento dos Sem-Mídia, liderado pelo Eduardo Guimarães, do blog Cidadania.com.
Blog do Azenha.
Colaboração da amiga Nancy Lima.

Nenhum comentário: