domingo, 28 de dezembro de 2008

LULA VEM AO RECIFE INAUGURAR PARQUE

Lula volta ao Recife para inauguração do Parque Dona Lindu




Do JC OnLine , 28/12/2008

O presidente Lula volta ao Recife nesta terça-feira (30) para participar da solenedidade de inauguração da primeira etapa do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A obra foi batizada com o apelido pelo qual a mãe do presidente, Eurides Melo, já falecida, era chamada. Depois do evento, Lula segue com uma pequena comitiva – formada por familiares e assessores – para a Ilha de Fernando de Noronha, onde vai passar o Réveillon e descansar até o dia 2. Em seguida, vai para Aratu, na Bahia.

A inauguração do parque sofreu alteração no horário, que mudou das 14h30 para as 10h, em função da agenda de Lula. Ele desembarca na capital às 9h30 e segue direto para o parque. A primeira etapa da obra entregará à população brinquedos infantis, pistas de skate, cooper e caminhada, equipamentos para ginástica e quadra esportiva. Até março de 2009, a prefeitura promete o restante - dois prédios onde funcionarão o teatro e a sala para eventos. Alceu Valença, o maestro Forró, da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, e a violonista Diana Paiva, 15 anos, são as atrações confirmadas para a festa.

POLÊMICA - O parque é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, 101 anos, e tem 27 mil metros quadrados de área. Desde o início do projeto, a obra, que custou R$ 29 milhões à prefeitura, gerou polêmica e foi usada como arma pela oposição para criticar a gestão do prefeito João Paulo (PT).

Comentário.

O que o PIG não disse.

"O projeto de Niemeyer inclui ciclovia, pistas para cooper e skate, quadra poliesportiva, playground, áreas para descanso e ginástica. Haverá também teatro, pavilhão para exposições, restaurante, sanitários, fraldário e central técnica.

O Parque Dona Lindu ocupará um terreno cedido pelo Governo Federal, no governo Lula, e situado entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha. O local, antes pertencente à Aeronáutica, estava destinado à construção de mais espigões na orla de Boa Viagem.

Agora, a área terá, além de gramado, 3 mil espécimes vegetais, entre elas palmeiras, coqueiros, ipês roxos, paus-brasil, acácias cubanas, craibeiras, felícios, lagestromias, paus-de-formiga, mororós, jasmins, filodendronias, guiambês, orelhas de onça, clúsias, ciças, lírios, panamás vermelho e rosa, ixoras, açucenas e barras de serpente. Os 60% de área verde equivalem a 16.300,20 m², enquanto que a área construída chega a 6.280.65 m².

O Parque Dona Lindu abrigará também um moderno teatro coberto, com capacidade para 540 espectadores e palco reversível, com paredes que poderão abrir para a área externa. Em outra construção, o Parque terá dois salões de exposições, sendo um no térreo e outro no mezanino. Um restaurante completa o centro de lazer e cultura contido no Parque Dona Lindu. O pátio que envolve as construções será entrecortado com faixas de grama, aumentando a área verde e evitando a impermeabilização do solo.

Haverá 327 vagas para estacionamento. No orçamento, estão incluídos a instalação dos equipamentos do teatro, como toda parte cênica, sonorização e tratamento acústico, poltronas e plataformas para garantir a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais. Também está incluída toda a rede de proteção do parque, além do circuito fechado de TV que fará a segurança do local".

Nenhum comentário: