domingo, 28 de dezembro de 2008

DESEMPENHO DO PT NO ABCD

Retrospectiva: PT sai fortalecido das eleições

Por: Júlio Gardesani, Gustavo Pinchiaro, Karen Marchetti, do Jornal ABCD



O PT, que elegeu prefeitos em três das sete cidades do ABCD (São Bernardo, Diadema e Mauá), saiu fortalecido e se sagrou, ao final das eleições municipais, como principal força na Região. Consolidaria-se maioria, mas a legenda sofreu inesperada derrota em Santo André: no segundo turno, o deputado estadual Vanderlei Siraque (PT) - que venceu o primeiro turno com 48,9% dos votos – foi derrotado por Aidan Ravin (PTB).

Entre os dois turnos, Siraque perdeu cerca de sete mil votos, enquanto Aidan conquistou, em três semanas, mais de 130 mil votos. O PTB garantiu a reeleição de José Auricchio em São Caetano, e se tornou a segunda legenda em número de prefeituras no ABCD. As cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também reelegeram seus prefeitos.

Partido dos Trabalhadores retoma comando em SBC - As eleições municipais de 2008 quebraram o jejum do PT em São Bernardo. Depois de 20 anos sem comandar a cidade, o ex-ministro da Previdência Social e do Trabalho, Luiz Marinho (PT), derrotou no segundo turno o candidato a prefeito tucano, deputado estadual Orlando Morando, com 58,19% dos votos. Além dessa vitória, o PT comemorou a ampliação da bancada de vereadores de quatro para seis cadeiras.

Vale lembrar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi um dos principais cabos eleitorais de Marinho. Lula participou efetivamente da campanha, presente em quatro atividades.

Reali quebra jejum e leva Diadema no primeiro turno - Em Diadema, há 12 anos a eleição não era decidida no primeiro turno. O jejum foi quebrado neste ano, com a vitória de Mário Reali (PT), que levou a Administração com 58,6% dos votos válidos, o que representa o aval de 133.893 eleitores.

Reali teve o apoio do atual prefeito, José de Filippi Jr. (PT), e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou de um comício em Diadema, o qual reuniu milhares de pessoas e alavancou a candidatura do petista.

O adversário histórico do PT em Diadema, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), que obteve 35,44%, com 81.432 votos, creditou sua derrota à participação de Lula na campanha petista e ao recurso destinado à campanha de Reali.

São Caetano reelegeu Auricchio - Sem surpresas para o eleitorado de São Caetano, o prefeito José Auricchio Jr. (PTB) foi reconduzido ao poder nas eleições de outubro. Com a tranqüilidade já expressa nas pesquisas, o petebista confirmou o esperado e garantiu mais quatro anos frente ao Executivo com 78,14% dos votos válidos, contra 13,02 do petista Jayme Tortorello e 8,84% de Horácio Neto (Psol).

O prefeito reeleito deverá ser o interlocutor da Região, já que poderá ser o presidente do Consórcio Intermunicipal. A possibilidade foi levantada em entrevista ao ABCD MAIOR no início de dezembro, quando Auricchio não descartou a possibilidade. “Ainda é prematuro para discutir isso, mas eu estou disposto sim”, disse na ocasião.

Gosto de justiça em Mauá - A volta do PT à Prefeitura de Mauá, possibilitada pela vitória de Oswaldo Dias, teve sabor de vingança e gosto de justiça, por conta das eleições de 2004.

Na época, Márcio Chaves (PT) foi vitorioso no primeiro turno, contra o atual prefeito Leonel Damo (PV), mas a Justiça Eleitoral invalidou a candidatura de Chaves e cancelou a realização segundo turno. O motivo foi uma suposta propaganda irregular.

Oswaldo foi eleito, no segundo turno, com 55,68%, ou seja, 117.186 mil votos. Enquanto o seu adversário, Francisco Carneiro (PSB), o Chiquinho do Zaíra, obteve 44,32%, com 93,219 mil votos.
No início da campanha eleitoral, Chiquinho do Zaíra recrutou 17 partidos como aliados. Já, Oswaldo fechou aliança com apenas o PRB. Porém, na disputa do segundo turno, o petista aumentou o quadro de aliados.

R.Pires e Rio Grande: Volpi e Kiko de volta - Com ampla margem sobre seus adversários, os prefeitos de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Clóvis Volpi (PV) e Adler Teixeira Kiko (PSDB), respectivamente, conseguiram se reeleger. Com 80,9% dos votos, Kiko se sagrou como o único tucano a conquistar uma Prefeitura no ABCD. Volpi não só se reelegeu com 73,2% dos votos, como garantiu maioria na Câmara, ou seja, a oposição não conseguiu eleger nenhum vereador.

Em Rio Grande, Kiko bateu com folga o petista Carlos Augusto César, o Cafu, que obteve 18% dos votos.

Já em Ribeirão Pires, Volpi venceu a candidatura de Mário Nunes (PT), e a dobradinha de ex-prefeitos, que tinha Valdírio Prisco (PSDB) como candidato e Luiz Carlos Grecco (PP) como vice.

Nenhum comentário: