quarta-feira, 29 de outubro de 2008

CRISE? QUE CRISE?

29/10/2008 -
Desemprego atinge menor taxa para setembro desde 1998, segundo Dieese
Da Redação
Em São Paulo


O desemprego nas seis regiões metropolitanas do país analisadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos) caiu de 14,5% em agosto para 14,1% em setembro. É a menor taxa já registrada para o nono mês do ano desde 1998. Em setembro do ano passado, o nível de desocupação estava em 15,5%.

A pesquisa constatou que existem 2,839 milhões de pessoas desempregadas nas regiões estudadas, 72 mil a menos que em agosto. O contingente de ocupados é de 17,347 milhões.

DESEMPREGO NO BRASIL (%)
Brasília 17,3 15,8
Belo Horizonte 11,4 9,5
Porto Alegre 12,8 11,2
Recife 19,2 20,4
Salvador 21,7 19,7
São Paulo 15,1 13,5
TOTAL 15,5 14,1
Região set/07 set/08

Fonte: Dieese

Foram criados em setembro 130 mil postos de trabalho, número superior ao de pessoas que ingressaram no mercado (58 mil). A pesquisa abrange as regiões metropolitanas de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

O desemprego caiu em todas as regiões analisadas, com exceção apenas de Recife (alta de 6,3%), quando se compara a taxa de setembro deste ano com a do mesmo mês do ano passado.

A maior queda foi em Belo Horizonte (redução de 16,7%). A taxa média das seis regiões caiu 9% nesse tipo de comparação (de 15,5% para 14,1%).

O nível de ocupação aumentou, de agosto para setembro, nos setores de serviços (171 mil novas vagas, alta de 1,9%), construção civil (18 mil postos, elevação também de 1,9%) e indústria (16 mil empregos, expansão de 0,6%). Houve diminuição no comércio (perda de 37 mil vagas, uma queda de 1,3%) e no que no conjunto dos demais setores (38 mil postos a menos, recuo de 2,5%).

O rendimento médio real dos trabalhadores ocupados subiu 1% de agosto para setembro, atingindo R$ 1.171. Já o rendimento dos assalariados, especificamente, caiu 0,4%, para R$ 1.227.
Comentário.
Todos os dias o PIG e a oposição cansada dizem que o Brasil já foi contaminado pela crise finaceira internacional. Crise? Que crise?

2 comentários:

necolima disse...

Sr. Terror,

Pois é...

Parece que até o Ministro Mantega já está contaminado pela "doença" do PIG...
Viu a Declaração dele ontem sobre a crise ( estampada hoje nos jornais)?

Menos, Sr. Terror. menos...
Não queira ser mais Real que o Rei. Não queira ser o PHA do Nordeste.
Lembre-se do que está dito em artigo acima, acerca de deixar a imprensar falar para que ela propria tropece nas contradições.
Dentro em Breve apenas este valoroso blog estará fazendo esta ridícula pergunta: "crise, que crise?"

PS- Ontem o Mantega ( que deve ser um quinta coluna infiltrado pelas "zelites") não só reconheceu - meio espantado e desanimado - o tamanho, profundidade e duração da crise, como também reconheceu ter havido FALHA DA COMUNICAÇÃO OFICIAL nestes ultimos dias.

Menos, Terror. menos....
Há meios de defender o que o Sr. defende sem no entanto cair no fanatismo, no surrealismo. Daí para o descredito e a galhofa é um passo...

O TERROR DO NORDESTE disse...

Sr. Neco Lima, o editor do blog insiste que não há nem haverá crise no Brasil. Guido Mantega fala em crise, mas Oropas e nos EUA.Sei que o Sr, como um autêntico representante da Turma do Cupim, está torcendo bravamente pela crise. Mas fique tranquilo, não haverá crise alguma no Brasil, a não ser no bolso de meia dúzia de especulador safado.