quarta-feira, 29 de outubro de 2008

BRIGA DE TUCANOS GRANDES



Aécio diz que vai disputar prévia do PSDB para escolha do candidato de 2010


da Folha Online

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disse hoje estar disposto a disputar prévias para escolha do candidato do partido para a eleição presidencial de 2010. Aécio é um dos nomes fortes do PSDB para encabeçar a chapa tucana. Mas o PSDB tem outro nome forte para a disputa de 2010: o governador de São Paulo, José Serra.

"Eu estou decidido a disputar qualquer prévia. O que eu tenho a dizer é que a prévia é um instrumento à disposição do partido e que deve ser regulamentado. Se chegarmos a um entendimento no ano que vem, melhor ainda porque houve um consenso das bases do partido", disse ele após participar de um congresso com prefeitos eleitos em Minas.

No entanto, ele disse que as prévias só devem ocorrer se houver disputa. "Se chegarmos a algum entendimento, e isso é possível também, não há necessidade de prévias. Mas elas não podem ser descartadas. Acho mais, acho que elas devem ser regulamentadas internamente pelo diretório nacional do partido para que estejam à disposição do PSDB. Se houver a necessidade de ouvir as bases em razão da existência de mais de um candidato postulando a indicação do partido, o que é absolutamente legítimo."

Ontem, o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), defendeu que o partido lance candidatura própria em 2010 e acenou para Aécio. "Deveríamos aproveitar o momento para preparar um nome nacional. Toda vez que se avizinha eleição presidencial, ficam três ou quatro na disputa. Eu acho que tinha que preparar agora um único nome nacional", afirmou.

Raupp não descartou que Aécio Neves migrasse para o PMDB caso os tucanos escolham Serra como candidato do partido à Presidência da República. "Só não precisamos dessa nacionalização do candidato se o Aécio se filiar ao PMDB", disse Raupp.

Hoje, Aécio negou a intenção de se filiar ao PMDB. Mas afirmou que tem a disposição de costurar uma aliança ampla incluindo o PSDB, o PMDB, o DEM e o PPS.

"Eu estou no PSDB, feliz no PSDB e acho que o PSDB pode se construir, quem sabe com o próprio PMDB, obviamente com os democratas que já estão conosco há algum tempo, com o PPS, com alguns outros partidos, uma aliança ainda mais ampla para conduzir um novo projeto. Acho que o meu papel é muito mais de aproximação do PMDB do que qualquer outro", disse Aécio.

Nenhum comentário: